sábado, 22 de dezembro de 2007

Mudança de habtos alimentares


Hábitos alimentares são “tipos de escolha e consumo de alimentos por um indivíduo, ou grupo, em resposta a influências fisiológicas, psicológicas, culturais e sociais”( Dutra, 2001).
Toda a mudança implica transformação mais ou menos súbita e profunda de um certo sistema de equilíbrio, uma fase de ruptura até à instauração de um novo equilíbrio. Esse processo é acompanhado por um estado de tensão psíquica, por sentimentos vividos muitas vezes confusos, nos quais se misturam ansiedade e uma certa nostalgia face à ordem passada. Todas as nossas mudanças de conduta, da ruptura de um hábito doméstico até às grandes crises políticas, envolvem o conjunto desses aspectos funcionais e emocionais.
A massificação da cultura alimentar aplica-se na extensão da urbanização onde as pessoas se aglomeram, na industrialização dos produtos alimentares e no seu marketing de oferta, e na midia imposta na implantação dos produtos colocados no mercado como obrigatoriedade de aquisição. Nesse processo de massificação, todos são induzidos a adequarem a nova moda e onda proposta, e todos passam a fazer quase que por osmose o que está a ser proposto.
O poder manipulador de hábitos é outro aspecto importante onde certos hábitos são transmitidos. Certos interesses comerciais de um produto transformam-se em poder absoluto quando ocorre indução e coerção à aquisição do mesmo produto.
O abalo dos modelos tradicionais de autoridade e poder decorrem na medida em que uma proposta de mudança é feita. Se quisermos introduzir uma mudança, precisamos mudar os equilíbrios já estacionários no hábito, num sentido escolhido. Quando há um hábito estacionário já formado, a existência de forças que resistem à mudança são maiores que as forças orientadas para a mudança. Se quisermos introduzir uma mudança, é necessário diminuir as resistências a estas mudanças e aumentar as ideias e pressões em favor da mudança. A quebra de um hábito dar-se mediante uma evolução nas informações transmitidas para que as pessoas façam uma tomada de decisão. Para que isto ocorra, é necessário o descobrimento de uma nova direcção, a fixação de objectivo estimulante e a construção de programa coerente para atingi-la.

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