sábado, 22 de dezembro de 2007

METODOLOGIA


No âmbito das cadeiras de Introdução às Ciências Sociais e Seminário de Iniciação à Mediação e Formação, foi promovido um estudo com o objectivo de analisar vários aspectos relacionados com hábitos alimentares, mais especificamente quais os motivos que levam as pessoas a adoptar por uma alimentação vegetariana.
Este estudo foi promovido através de inquérito onde foram abordadas várias questões sobre o tema, a partir do desenvolvimento da conversa, os inquiridos foram convidados a falar a respeito das suas práticas de escolha, aquisição, e consumo de alimentos, assim como dos gastos.
Este estudo foi realizado no Porto, no restaurante “Alfarroba”, durante o mês de Dezembro de 2007. Consistiu na realização de 13 entrevistas, a indivíduos entre os 20 e 50 anos.
Foram administrados 13 inquéritos por questionário com duração média quinze minutos. O principal objectivo da aplicação do questionário, era saber quais os motivos que levam à adopção de uma dieta vegetariana.
Assim foi possível inferir algumas conclusões através de gráficos que relacionam as idades e o sexo com o motivo de adopção deste tipo de alimentação e através de uma tabela que evidencia os locais preferidos para aquisição dos produtos utilizados.


As perguntas realizadas no questionário:

1. Que motivos levaram à adopção de uma alimentação vegetariana?
2. Qual a média mensal dos gastos com esta alimentação?
3. Tem facilidade ou não em encontrar produtos para a alimentação vegetariana?
4. Onde encontra produtos para a sua alimentação?

Sem comentários: